Os cursos técnicos são cursos profissionalizantes que objetivam capacitar profissionais para o Mercado de Trabalho. Possuem uma carga horária a partir 800 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas.
O CEDUP oferece duas formas de cursos técnicos:
SUBSEQUENTE
Todos aqueles que ja concluíram o Ensino Médio, podem cursar os cursos subsequentes. São aqueles ofertados no período noturno
EMIEP – ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE (EM TERMINALIDADE)
Nesta modalidade de ensino o aluno frequenta o Ensino Médio e Técnico ao mesmo tempo em tempo Integral. Atendendo aos alunos egressos do Ensino Fundamental.
Cursa a Grade Curricular da Base Comum do Novo Ensino Médio e as Trilhas de Aprofundamento (disciplinas técnicas específicas).
São 3 anos de curso e ao final o aluno sai formado no Ensino Médio, e qualificado como Técnico.
NEM - NOVO ENSINO MÉDIO
O Novo Ensino Médio busca atender às necessidades e expectativas dos estudantes dessa etapa, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, com vistas a garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Também busca assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e a velocidade das transformações que marcam a contemporaneidade.
Coerente com esta perspectiva, a Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018, em seu Art. 1º, estabelece os referenciais para a Elaboração dos Itinerários Formativos, para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, publicadas na Resolução MEC/CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, e à Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
Estes documentos estabelecem que os Itinerários Formativos são compostos por um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher, conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na formação técnica e profissional, com carga horária total mínima de 1.200 horas. Nesse direcionamento, complementa-se o que o parágrafo 2º do artigo 12 das DCNem estabelece, ou seja, que os itinerários formativos se organizam a partir de quatro eixos estruturantes: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.